Vídeos

Novidades

Ad

Histórico:

2010 

Fig. 1

    O desejo de criação do game surgiu no final de 2010. O desenvolvedor Edivaldo Alves estava em seu ultimo ano do Curso de Gestão em Turismo(UEG), para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) o tema era novas tecnologias e turismo e dentro deste trabalho foi levantada a pesquisa sobre o uso de games para promover o turismo na cidade. 

Ao final deste trabalho foi criada uma versão DEMO de um game que tinha como cenário a cidade de Pirenópolis, era um game relativamente simples desenvolvido com a Engine Blender 3D. O game intitulado “Eu, na cidade dos Pireneus” (Fig. 1), era um game de exploração 3D que contava apenas com sete níveis e cujo objetivo consistia em coletar certo numero de moedas, no ultimo nível o personagem assumia a forma de uma mascarado de boi. (Fig.2) fig. 2

A possibilidade do jogador se tornar um mascarado foi bem aceita pelos avaliadores do trabalho que sugeriram que o personagem utilizasse a roupa de mascarado durante todo o game.

Fig. 3 Ainda em 2010 uma nova versão do game foi feita utilizando a engine Game Maker (Fig.3), essa seria uma versão 2d do game, o objetivo ainda é o mesmo coletar moedas, mas agora existem inimigos se movimentando no cenário. 

Era um game muito simples mas que utilizava fotografias reais da cidade como sprites, um ponto negativo eram as musicas que tinham uma baixa qualidade.


2012 

Em 2012 desenvolvido em Adobe Flash nasce um novo DEMO já com o titulo “Curucucu Aventuras” e tendo como protagonista o Curucucu com mascara de boi. (Fig. 4)Neste game também surge a primeira versão de um inimigo nomeado como “Fraudão”, uma referencia ao grupo de mascarados que durante a festa se fantasiam usando  Fig. 4

mascara de borracha e frauda adulta, outra mudança foi o uso de sprites 2.5D criados no Blender. Possuía apenas três fases e o objetivo consistia em desviar dos inimigos. Este demo apresentou vários problemas e não chegou a ser finalizado.


2013

Fig. 5 Em 2013 também utilizando o software Flash um novo game foi criado muito similar ao primeiro foi feito uma revisão nos sprites e criados outros novos no Blender. Esse game possui 6 fases e o objetivo é desviar dos obstáculos ate chegar no final. (Fig. 5) Apesar de aperfeiçoada a mecânica ainda era relativamente travada, 

outra novidade neste game é um novo inimigo chamado “Ouriço Sombra”. Por muito tempo o game ficou disponível online.

Outro game desenvolvido neste período foi um sobre as cavalhadas de Pirenópolis mais especificamente de pegar argolas, evento este que é muito conhecido durante as cavalhadas. (Fig.6)

 

  


 

Fig. 6


2014

Fig. 7 Em meados de 2014 uma nova versão foi desenvolvida, apenas os sprites do personagem foram aproveitados embora tenha sofrido varias mudanças já os demais sprites foram criados do zero, a aparência do game também mudou passando a ter um estilo mais cartoon.(Fig. 7) O game recebeu o nome de Curucucu 2. 
Foi desenvolvido usando a engine Unity 3D, a jogabilidade ficou mais fluida que as versões em flash, o objetivo desse game é coletar as rosas vermelhas e desviar dos ataques dos morcegos.O game foi finalizado em 2015 com uma versão para PC (desktops). Fig. 8


2015

Em 2015 uma nova versão usando como engine o Construct 2, devido a varias complicações esta versão foi cancelada ainda no inicio de seu desenvolvimento porem ela já tinha uma fase quase completa, sua mecânica também estava quase pronta. Os sprites foram totalmente refeitos no estilo cartoon, o personagem Fraudão também estava de volta e a maior novidade que esse game teria era a possibilidade do mascarado trocar de fantasias e um mapa de fases mais interativo no estilo Mario Bros.


2016

Em 2016 começa o planejamento para a primeira versão oficial e completa do game. Depois de varias analises a Engine escolhida foi a GODOT GAME ENGINE. Nas versões anteriores o game foi criado apenas para PC(Desktops), mas esta engine permitiria que o game tenha sua versão para plataforma Android. O game trouxe inúmeras novidades como gráficos melhorados, sprites inéditos, jogabilidade fluída, maior numero de fases, mais fantasias de Curucucus, novos inimigos entre outras. Outra grande novidade é que nesta versão será revelada o enredo do game, que para se adaptar melhor ao universo dos jogos não foi inspirado na cidade de Pirenópolis. Porem mais uma vez devidos a vários problemas técnicos o game foi adiado.


2018

Em 2018 o Projeto foi retomado, os sprites foram basicamente reutilizados tendo poucas alterações, a mecânica também  foi aperfeiçoada


2020

Em março de 2020 foi disponibilizado uma versão BETA para teste, essa versão contava com poucas fases mas a mecânica já estava bem fluida e trazia os novos sprites. 
No final de 2020 o projeto foi inscrito e em seguida aprovado pela Lei Aldir Blanc de incentivo a Cultura, dessa forma o projeto recebeu um recurso para desenvolvimento de uma versão completa do jogo.
 


2021

Com o apoio da Lei Aldir Blanc foi possível o desenvolvimento e lançamento de uma nova versão desta vez completa e totalmente jogável do game Curucucu Aventuras. No dia 15 de março o game passou a ficar online na plataforma ITCH.IO como também disponível para donwload.

 

Ad